Três novas vindas de zoológicos do interior de São Paulo chegaram no dia 20 de janeiro, para projeto de reintrodução no Rio de Janeiro.
Os animais passem por um período de ambientação para se aclimatar ao novo ambiente em que passarão a viver. As duas fêmeas nasceram e viveram no Zoo Rio Preto, já o macho é nascido no Parque Ecológico São Carlos, em São Paulo.
O projeto de reintrodução da espécie na natureza é de suma importância visto que as antas estão classificadas como vulneráveis à extinção, com perda de 30% de suas populações devido à caça, atropelamentos e à perda e fragmentação de habitat.
Esses mamíferos considerados como “jardineiros das florestas” desempenham um importante papel na dispersão de sementes e na poda de ramos e herbáceas, contribuindo para um plantio natural em meio à natureza.
A ação é uma iniciativa do projeto Refauna em parceria com o Bio ParquedoRio (Instituto Conhecer para Conservar e Grupo Cataratas) o Ação Socioambiental – ASA (por meio do Projeto Guapiaçu), a REGUA e a Petrobras.