O Ação Socioambiental – ASA conclui mais uma etapa do Projeto Guapiaçu, um legado de impacto socioambiental para Cachoeiras de Macacu e região. Nos últimos três anos, a iniciativa gerou 36 empregos diretos, envolveu mais de 27.600 alunos e professores em ações de educação ambiental e promoveu a restauração de 41 hectares de Mata Atlântica, com o plantio de 97 mil mudas nativas. Além disso foram plantados em Magé 5 hectares de mangue e retirados 22 toneladas de resíduos sólidos desse ecossistema tão ameaçado e tão importante para a região da Baía de Guanabara, além de terem sido disponibilizadas 140 bolsas para os catadores de caranguejo no período de defeso.
Realizado pelo Instituto de Ação Socioambiental em parceria com a Petrobras, o projeto finaliza sua quarta fase reafirmando o compromisso com a conservação da natureza, o fortalecimento da comunidade local e a melhoria da qualidade de vida para todos os que vivem na porção Leste da Baía de Guanabara, por meio dos serviços ambientais que a conservação preserva. Desde 2013, o Guapiaçu tem sido um verdadeiro motor de transformação, unindo restauração ecológica e sensibilização ambiental em toda a região.
Para a coordenadora Gabriela Viana Moreira, o trabalho não para:
“O Projeto Guapiaçu não para, é apenas uma pausa para que possamos voltar em 2026 com muito mais atividades e impacto. Agora ampliaremos nossas atividades para outros municípios. O Ação Socioambiental segue cumprindo a missão de engajar a sociedade para garantir um ambiente de qualidade para todos os seres vivos. Nos veremos em 2026!”