PARCERIA

O projeto

O Projeto

Guapiaçu IV

O projeto Guapiaçu IV, realizado pelo AÇÃO SOCIOAMBIENTAL com a parceria da Petrobras, tem como objetivo contribuir para a melhoria socioambiental da região da Baía de Guanabara e entorno, por meio de ações que integrem ambientes e comunidades locais, potencializando ações de restauração, educação ambiental, monitoramento de biodiversidade e reintrodução de fauna nativa.

Além disso, o monitoramento da biodiversidade para o restabelecimento das funções ecológicas em áreas recuperadas e na restauração de um ecossistema é fundamental para avaliação do estado de recuperação do ecossistema restaurado.

A área de abrangência do projeto insere os municípios de Cachoeiras de Macacu, Magé, Itaboraí e Maricá, na região Metropolitana do Rio de Janeiro, que passa por grandes mudanças na última década. Esta região hidrográfica é responsável pelo abastecimento de água de quase 3 milhões de pessoas na porção Leste da Baía de Guanabara. Segundo dados históricos, a sub-bacia Guapi-Macacu destaca-se por sua disponibilidade hídrica para outras regiões em quantidade e qualidade.

Restauração ecológica

A quarta etapa do Projeto prevê o plantio de mais 40 hectares de Mata Atlântica e a sua manutenção. O plantio será realizado em áreas privadas de parceiros do Instituição de Ação Socioambiental. A ação também foi ampliada e contará com hectares de Mangue restaurados em Magé e com a Operação LimpaOca.

Monitoramento de biodiversidade

O programa de reintrodução da anta desenvolvido pelo Refauna e que recebe o nosso apoio também será ampliado. Serão mais 4 antas reintroduzidas no Parque Estadual dos Três Picos/Reserva Ecológica de Guapiaçu. Agora além do monitoramento das antas a nossa equipe também irá desenvolver um programa de monitoramento da biodiversidade do local, com o estudo de onças-pardas, pacas e de macacos muriquis como indicadores de qualidade do ambiente.

Programa Integrado de Educação Ambiental

Um dos maiores desafios da nova etapa do Projeto Guapiaçu é incluir cada vez mais a sociedade no cuidado com o meio ambiente, integrando as atividades de restauração florestal com a educação ambiental.

Pensando no atendimento das diferentes etapas o projeto Guapiaçu IV estabeleceu um Programa Integrado de Educação Ambiental para que cada etapa receba uma modalidade de atividade que atenda às necessidades e fases de desenvolvimento das crianças.

A proposta atual passa pela ampliação do Programa Piloto de Monitoramento dos Recursos Hídricos com jovens estudantes nos municípios de Cachoeiras de Macacu, Itaboraí e Maricá. Os alunos percorrerão os três municípios para realizar análises físico-químicas e biológicas dos principais rios da região.

Na educação infantil os educadores do Projeto Guapiaçu visitarão as escolas para mostrar a importância da fauna e da flora da Mata Atlântica. Como recurso era utilizado os mascotes Antônio e Antônio da fase anterior do Projeto Guapiaçu. Os mascotes ganharam reforço com os novos animais que serão monitorados pelo projeto.

Já o Programa de Visitação foi ampliado e tem como objetivo realizar visitas nas trilhas das Unidades de Conservação – UCs. A visitação nas UCs da região dá a oportunidade de diferentes faixas etárias realizarem atividades na natureza, estimulando compreensão da importância da conservação de espaços naturais.

REDAGUA

A Rede de Conservação Águas da Guanabara – REDAGUA reúne projetos patrocinados pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, são eles: Coral Vivo, Meros do Brasil, Guapiaçu e Uçá. Eles atuam individualmente, mas também em rede, promovendo atividades conjuntas e articuladas por meio de ações de governança, educação ambiental, produção de conhecimento e comunicação. Estão previstas ações de fortalecimento das atividades de educação ambiental da rede, por meio de intercâmbio e atividades conjuntas com as demais instituições da REDAGUA, assim como ações de comunicação integrada.

O Projeto Guapiaçu

em números

0
HECTARES RESTAURADOS
0
ANTAS REINTRODUZAS COM NOSSO APOIO