PARCERIA

Histórias e Realizações

FASE I

A aprovação do projeto Guapiaçu Grande Vida pela Petrobras veio para contribuir com o trabalho já desenvolvido pela REGUA, com a proteção, restauração florestal e mobilização social na região da alta bacia do Rio Guapiaçu.
Em dois anos, foram reflorestados 100 hectares (100 campos de futebol), gerando 30 empregos e qualificando 70 profissionais para educação ambiental, coleta de sementes e produção de mudas nativas. No programa de Educação Ambiental foram formados de monitores ambientais como multiplicadores e visitas escolares por meio da atividade denominada “A Bacia vai até você”. E por meio da Mobilização Social houve uma democratização da informação e do planejamento ambiental estratégico.

FASE II

Na segunda fase do projeto GGV, graças ao patrocínio da Petrobras, foram reflorestados 60 hectares, além da manutenção dos 100 hectares já reflorestados. Foram utilizadas 120.000 mudas produzidas no próprio viveiro da Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA).
O projeto também contou com monitoramento piloto da qualidade das águas com 288 análises em seis pontos dos rios da região como estratégia de educação ambiental, envolvendo e capacitando 40 estudantes do município. Uma trilha interpretativa foi preparada para receber estudantes e professores capacitados para que desfrutem plenamente das potencialidades das atividades de campo na primeira trilha interpretativa da região, adaptada pessoas com deficiência. Por último tivemos 100 horas de capacitação para a formação de condutores de trilhas.

FASE III

A terceira fase do projeto se estendeu de dezembro de 2019 a dezembro de 2021.

Alteramos nosso planejamento para nos adaptar à pandemia de Covid-19, migrando de atividades de Educação Ambiental presenciais para atividades remotas, usando a tecnologia a nosso favor. Desenvolvemos atividades para crianças na Primeira Infância até os jovens do Ensino Médio. Com os pequenos utilizamos os mascotes do projeto, Antônio e Antônia, para introduzir o tema da conservação por meio da reintrodução da anta (Tapirus terrestris), realizada pelo Projeto Refauna com apoio do Projeto Guapiaçu.

Além das atividades de Educação Ambiental, o Projeto Guapiaçu restaurou mais 101 hectares e manteve e monitorou o desenvolvimento dos 160 hectares plantados nas etapas anteriores. Destes 101 hectares recuperados, desta vez foram utilizadas terras de parceiros do projeto que disponibilizaram um banco de áreas com mais de 201 hectares, 25,5 dos quais foram plantados com recursos do Projeto Guapiaçu.